segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Ações do Laboratório de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias


Realizar aulas práticas significa envolver o aluno no conteúdo que antes parecia apenas teórico, trazendo o discente para o mundo da iniciação científica, despertando a curiosidade e aliando a teoria à prática . Assim, o aluno sente-se envolvido na construção do conhecimento. Esse é um dos objetivos das práticas laboratoriais realizadas na EEEP Lysia Pimentel.




Reta final de preparação para o SPAECE com aulão na EEEP Lysia Pimentel Gomes

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

EEEP Lysia Pimentel e Grendene: parceria na construção do conhecimento

O encerramento de mais um ciclo de Estágio Supervisionado da Escola Lysia Pimentel na Empresa Grendene foi marcado pelo encontro dos supervisores da empresa com representantes da escola, momento de avaliar o processo de crescimento e aprendizado dos estagiários. Na ocasião, foi possível constatar que a parceria Lysia Pimental e Grendene tem sido uma oportunidade para fazer a diferença na vida de muitos jovens da escola pública. 
Assumindo essa política de integração e valorização da educação pública, a Grendene passa a ser corresponsável pela construção de uma sociedade mais justa e solidária.
Nossos agradecimentos a todos os gestores das empresas que colaboraram com o processo de aprendizagem dos nossos alunos. 

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Curso Técnico em Regência participa de oficina de reparo acústico

Na última terça-feira, dia 10 de novembro, os alunos do 1º ano do Curso Técnico em Regência participaram de uma oficina de reparo acústico. A oficina teve o objetivo de preparar os estudantes para os desafios do campo de estágio e foi ministrada pelo professor Cristian marques, que contou com o auxílio dos monitores do 2º ano. A prática foi realizada de forma que cada aluno pudesse participar de forma ativa.
Parabéns ao Prof. Cristian Marques pela iniciativa e aos alunos pela participação!

Alunos da EEEP Lysia Pimentel Gomes​ visitam a FECILE (Feira de Ciência, Informática e Línguas Estrangeiras) do Centro de Línguas de Sobral.



quarta-feira, 11 de novembro de 2015

EEEP Lysia Pimentel realiza entrega simbólica de novos instrumentos ao Curso Técnico em Regência



Alunos do Curso Técnico em Logística visitam a Empresa Delrio Refrigerantes

A turma do 2º ano do Curso Técnico em Logística, acompanhada dos professores técnicos Juliana Miranda e Leon Torres, realizou na quinta-feira, dia 11 de novembro, uma visita técnica às dependências da Empresa Delrio Refirigerantes LTDA. Durante o percurso, os alunos foram  orientados pelos representantes da Empresa Maria Jeane (supervisora de qualidade) e Fernando Vicente (supervisor geral).
Os alunos puderam conhecer todo o processo de produção do refrigerante, passando pelos estágios de mistura, confecção e expansão do PET para ganhar a forma de refrigerante de 2 litros ou 300 ml, engarrafamento, rotulação, armazenamento e expedição, como também o processo das garrafas de vidro, cujo processo é semelhante ao do PET. Todos os processos reforçaram a responsabilidade social da empresa e sua gestão de resíduos. 
A EEEP Lysia Pimentel agradece a toda equipe da Empresa Delrio pela disponibilidade e acolhimento, o que reforça ainda mais essa parceria exitosa entre empresa e escola na construção de uma educação pública profissional de qualidade. 

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Curso Técnico em Manutenção Automotiva realiza visita à Empresa Tião Truck Center

Na última quarta- feira, dia 4 de novembro, os alunos do 2º ano do Curso Técnico em Manutenção Automotiva realizaram uma visita técnica às dependências da Empresa Tião Truck Center Ltda.
Na oportunidade, os alunos juntamente com o Coordenador do Curso Manutenção Automotiva, Telmo Vitoriano da Costa, e o orientador de estágio do referido curso Giovanni Montini de Araújo Carneiro foram recepcionados pelo Gerente Operacional Glauber Cavalcante e o Gerente Administrativo Financeiro Emerson Cavalcante. O foco foi a manutenção de veículos pesados diesel com os serviços de venda de acessórios, serviço elétrico, serviço de alinhamento, serviço de tapeçaria, confecção de peças e manutenção preventiva e corretiva em geral.

A visita foi de suma importância para os alunos, pois os mesmos tiveram a oportunidade de conhecer uma empresa de grande representatividade no mercado de manutenção automotiva da Zona Norte do Estado do Ceará, e conhecer um dos parceiros da Escola que recebe alunos para estágio em diversos setores da empresa.


quarta-feira, 4 de novembro de 2015

EEEP Lysia Pimentel investe na inovação e no uso de recursos digitais

    Diante da necessidade da inovação das práticas pedagógicas e dos inúmeros desafios enfrentados pelos educadores no que se refere ao contexto da sala de aula, é cada vez mais importante que as metodologias sejam ampliadas e diversificadas para facilitar a aprendizagem dos educandos, tornado o conhecimento algo significativo para os jovens.
Nesse sentido, o LEI- Laboratório de Ensino de Informática da EEEP Lysia Pimentel tem sido uma ferramenta de fundamental importância na preparação de nossos alunos para avaliações, exames e vestibulares, além de um recurso que estimula a produção de conhecimento. 
Na corrida de preparação para o ENEM 2015, foram realizadas diversas atividades como pesquisas, simulados, vídeoaulas, WebQuest, Quiz, jogos educativos, oficinas, análise de textos midiáticos e visitas a sites educativos como o Educopedia, o que permaneceu agora na preparação intensiva para o SPAECE 2015. 
Além disso, os professores têm realizado provas online, o que gera uma economia na impressão de material e agilidade na obtenção dos resultados e na geração dos gráficos de desempenho, favorecendo um feedback mais rápido e eficaz. Todos esses recursos digitais tornam as aulas mais dinâmicas e facilitam a  interação com a construção do conhecimento.