sábado, 27 de junho de 2015

Alunos do 1º ano visitam exposição do artista plástico Wescley Braga

Na manhã do dia 26 de junho, os alunos do 1º ano do Curso Técnico em Manutenção Automotiva visitaram a exposição “Diários dos Mundos”. A mostra traz 78 obras de arte a Sobral, criadas pelo Artista Plástico Wescley Braga, com curadoria de Roberto Galvão e organização do ECOA.
O Diário dos Mundos representa um discurso em pinturas falando a respeito de vários mundos que o homem cria para si: o mundo que se quer, o mundo que se deseja, o mundo que ele vê, o mundo que ele sente, o mundo que ele conhece, o mundo que ele fantasia, o mundo que o cria.
Os alunos, acompanhados pela professora de Arte, Antonia Cardoso, e pela coordenadora escolar, Sheila Brito, ficaram maravilhados com a diversidade de conceitos que se expressam em diferentes técnicas e estilos.





Visita a Mostra Geo - O poder de Gaia, na Sala de Ciências do Educar Sesc

No último dia 16, a aula de Geografia foi diferenciada na turma da Logística do 1º ano, pois os alunos tiveram a oportunidade de visitar e conhecer a Mostra Geo – O poder de Gaia, na Sala de Ciências do Educar SESC. No intuito de abordar a evolução do planeta Terra, foi apresentado um breve documentário, intitulado "A formação da Terra em 2 horas", em seguida houve a exposição das placas tectônicas por meio de maquetes, simuladores de abalos sísmicos, vulcão, rochas e a apresentação da Teoria de Gaia, dessa forma, foram retratadas pelos monitores do Sesc, as principais dinâmicas geológicas e naturais da Terra. Além disso, a visita propiciou a formação de novas ideias e despertou a criatividade para a efetivação do projeto “Túnel do tempo: A Evolução da Terra” que será realizado na Feira de Ciências da Escola.
Agradecemos a equipe do Sesc, em especial, aos membros do laboratório (Cinira Ripardo, Alexandre Farrapo, Luís Gustavo e Cesar Rocha) pela disponibilidade e pelas ricas contribuições. 
 


 

sexta-feira, 26 de junho de 2015

GeoBrasil: Culturas e Costumes


Nos dias 24 e 25 de junho, foi apresentado na nossa Escola o projeto GeoBrasil: Culturas e Costumes, coordenado pela professora de Geografia, Kércia Mariano. O projeto foi idealizado para as turmas do 2º e 3º ano, com o propósito de desenvolver o pensamento crítico na análise do espaço geográfico brasileiro e propiciar a troca de conhecimentos, ou seja, uma interação social e intelectual entre os alunos.
O evento contou com as apresentações das turmas de 3º ano e o 2º ano do curso de Regência, abordando os aspectos naturais, sociais, econômicos e culturais das cinco regiões do Brasil.
Parabenizamos às turmas pelo desempenho, dedicação, esforço, beleza, criatividade e organização nas suas apresentações e concretização do projeto. São nesses momentos de aprendizagem, diversão e dinamicidade que os alunos e o corpo docente, efetivamente, vivenciam a prática dos conteúdos ministrados em sala de aula. 




 

PROGRAMAÇÃO DA I FEIRA DE CIÊNCIAS, CULTURA E ARTES

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Escola Profissional Lysia Pimentel e a Sobral Gráfica partilham experiências e resultados


No dia 22 de junho, a Srª. Norma Brito, diretora da Sobral Gráfica, esteve na Lysia Pimentel partilhando a sua experiência com os nossos futuros estagiários. Na ocasião, a empresária relatou a sua história de sucesso, destacando a importância da família e da disciplina na constituição dos sólidos empreendimentos. Outra questão importante trabalhada pela Srª. Norma e discutida pelos alunos foi o princípio da auto- responsabilidade pelos resultados, pois o compromisso consigo e com as instituições para quais prestamos serviços determinarão o nosso sucesso.
A EEEP Lysia Pimentel Gomes Sampaio Sales, na pessoa da Diretora Ana Emília Dias Pinheiro, agradece à Sobral Gráfica o apoio que a empresa vem demonstrando ao projeto de educação profissional do Governo do Estado na medida em que abre suas portas para os estágios supervisionados e efetiva alunos egressos de nossa instituição como colaboradores. 

 

 


terça-feira, 23 de junho de 2015

EEEP Lysia Pimentel e IVA realizam aulão de Redação para os alunos do 3º ano

A EEEP Lysia Pimentel, em parceria com o IVA- Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú, iniciou na tarde de ontem, 22 de junho, mais um ciclo de aulões em preparação para o ENEM 2015. Nesse primeiro aulão, o Professor Valdemar Neto explicou para os alunos algumas técnicas de organização textual e identificação das temáticas das propostas de Redação.
Os alunos ficaram atentos e participaram ativamente desse momento. Agradecemos antecipadamente ao IVA pela parceria firmada e pelos aulões que se estenderão até o final do mês!


  



Curso de Regência participa de Oficina de Percussão Corporal


Na manhã dessa segunda-feira (22), os alunos do 2º ano do Curso técnico em Regência da EEEP Lysia Pimentel participaram da I Oficina de Percussão Corporal. Esse momento aconteceu no auditório do ECOA- Sobral e contou com a parceria da Escola de Música de Sobral na pessoa do renomado professor de Percussão, Prof. Boca. A participação nessa atividade proporcionou aos estudantes a experimentação rítmica e trouxe novas visões de ação no campo musical.
Nossos agradecimentos ao ECOA por ter disponibilizado o auditótio para a realização do evento e à Escola de Música de Sobral por ter cedido o Prof. Boca para ministrar a Oficina.
Sucesso a todos!!!




segunda-feira, 22 de junho de 2015

Curso de Regência realiza avaliação prática de Canto Coletivo e Regência Coral


Na manhã da última quinta-feira, dia 18 de junho, foram realizadas na quadra poliesportiva de nossa EEEP, as avaliações de Canto Coletivo e Regência Coral. O diferencial dessa atividade foi a prática de montagem de espetáculos que cada turma foi incumbida de desenvolver, fortalecendo e ampliando a criatividade e experiência com o canto coletivo.
Parabéns às turmas de 1º e 2º ano do Curso de Regência pela criatividade e aos professores técnicos Cristian Marques e Bruno Rafael pela iniciativa!






terça-feira, 16 de junho de 2015

Curso de Regência realiza recital de encerramento do semestre 2015.1


Na manhã de ontem, dia 15 de junho, realizou-se um Recital de atividades práticas em música do Curso Técnico em Regência. O momento aconteceu na Escola de Música de Sobral e contou com a presença dos professores da instituição, tendo ainda como convidado o Professor Layard Sabóia que participou do momento inicial de execussão apresentando duas peças clássicas do violão. Os alunos apresentaram o conteúdo estudado no primeiro semestre, onde desenvolveram práticas de música popular e acompanhamento rítmico.
Parabéns aos alunos do 2º ano de Regência da EEEP Lysia Pimentel e aos professores Cristian Marques e Bruno Rafael pela orientação e organização desse momento!


segunda-feira, 15 de junho de 2015

Instituto Aliança realiza formação para gestores na EEEP Lysia Pimentel


Na sexta-feira, dia 12 de junho, o Instituto Aliança, esteve na EEEP Lysia Pimentel realizando um momento de formação com diretores e coordenadores das EEEP's da 6ª CREDE. Foi um momento bastante proveitoso, onde os gestores tiveram a oportunidade de receber informações sobre as disciplinas de Projeto de Vida e Mundo do Trabalho, facilitando assim o acompanhamento das aulas ministradas nas escolas. Aproveitando o dia dedicado ao namorados, o grupo participou de um momento lúdico durante o intervalo do almoço, que contou com algumas apresentações musicais e recitação de poesias. 



EEEP Lysia Pimentel recebe Instituto Aliança

Na tarde da quinta-feira, dia 11 de junho, a EEEP Lysia Pimentel recebeu a visita da equipe do Instituto Aliança que acompanha as disciplinas Projeto de Vida e Mundo do Trabalho, parte diversificada do currículo. A coordenadora regional, Nery Lourdes Souza, teve a oportunidade de participar de uma das aulas de Mundo do Trabalho, ministrada pelo Prof. Roger Barros na turma de 1º ano de Fabricação Mecânica. Na oportunidade, os alunos relataram suas vivências durante as aulas e se mostraram bastante satisfeitos com as atividades realizadas.

 

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Lysia Pimentel realiza seu II Seminário de Encaminhamento


Na quarta feira, dia 10 de junho, a EEEP Lysia Pimentel realizou seu II Seminário de Encaminhamento dos Estágios Supervisionados, contando com a presença da superintendente Greice Kelly, representante da 6º CREDE, das empresas concedentes de estágios, pais e professores da área técnica. O curso de Manutenção Automotiva foi representado pelo Sr. Augusto Rocha Pontes da Retífica Assis Diesel e o curso de Logística e Fabricação Mecânica por Raiane Loiola, Samanta Rocha e Fernando Vicente das respectivas empresas Sobral Gráfica, Grendene e Guaraná Delrio. Já o curso de Paisagismo foi representado Sr. Jonathan Cavalcante da Levis Persianas.
Na ocasião, os concedentes expuseram aos futuros estagiários os desafios do mundo do trabalho e o processo de constituição da identidade profissional, pautados na ética e no compromisso com os valores e a missão das empresas e da coletividade a ser atendida.
Mais uma vez, a EEEP Lysia Pimentel Gomes Sampaio Sales, na pessoa da diretora Ana Emília Dias Pinheiro, agradece às empresas sobralenses que abriram suas portas para o projeto do governo do Estado. 


sexta-feira, 5 de junho de 2015

EEEP Lysia Pimentel no III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica

A professora de Matemática Italândia Azevedo participou, durante os dias 27 a 29 de maio, do III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, que aconteceu em Recife-PE. A professora apresentou um trabalho na categoria pôster com o título “OBJETOS DE APRENDIZAGEM COMO AUXÍLIO PARA O ENSINO DE ANÁLISE COMBINATÓRIA”.
O trabalho surgiu a partir de um projeto desenvolvido na EEEP Lysia Pimentel pela referida professora durante o mês de outubro de 2014, onde os alunos do 2º ano do Curso Técnico em Fabricação Mecânica tiveram a oportunidade de aprender o conteúdo de Análise Combinatória de forma mais interativa e dinâmica.
Parabéns a Professora Italândia Azevedo pelo trabalho desenvolvido! Ficamos felizes por tê-la em nossa equipe de colaboradores!



quarta-feira, 3 de junho de 2015

EEEP Lysia Pimentel trabalha atualidades com foco no ENEM 2015


A EEEP Lysia Pimentel Gomes Sampaio Sales realizou na segunda- feira, dia 01 de junho, a segunda edição do projeto “Redação e Atualidades: questionando o presente”. Nesse segundo momento, foram abordadas questões como os impactos das redes sociais na sociedade em geral, temática amplamente discutida na atualidade.
O foco das discussões foram os efeitos do uso das redes sociais no trabalho, na alteração do estilo de vida do brasileiro e nas relações interpessoais. O projeto, de caráter interdisciplinar, tem como público-alvo as turmas de 2º e 3º ano e esse mês contou com a participação de professores das áreas das Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Linguagens e Códigos.

 
 

Lysia Pimentel realiza sua primeira Feira de Cultura Hispânica


Na sexta-feira, dia 29 de maio, foi realizada a 1ª Feira de Cultura Hispânica (Proyecto Cultura Hispanica) com os alunos do 1º ano, o objetivo foi despertar o interesse pela a Língua Espanhola, difudindo a cultura hispânica e aumentando assim a percepção dos alunos como seres humanos e cidadãos.
Os alunos foram dividos em equipes e trabalharam a cultura hispânica de alguns países como a Espanha, México, Chile e Argentina.
Parabéns a Professora Daniela Carla e a seus monitores pela idealização do projeto e aos alunos do 1º ano pela criatividade e organização do evento!