sexta-feira, 29 de maio de 2015

E o dia tão esperado chegou: são mais de 160 gaivotas na Lysia Pimentel


A EEEP Lysia Pimentel iniciou nessa semana sua primeira experiência com o Programa Círculos de Leitura, contemplando de início apenas as turmas de 1º ano. Os alunos estão se deliciando e viajando pela obra Fernão Capelo Gaivota de Richard Bach, os debates foram bastante produtivos e nossas gaivotas esperam ansiosamente pelo encontro da próxima semana.
Estamos felizes com a aceitação tão positiva dos nossos alunos e orgulhosos de nossos multiplicadores que estão conduzindo de forma tão prazerosa esse momento.








Projeto Marias Sobralenses chega à Lysia Pimentel


No dia 27 de maio, a EEEP Lysia Pimentel recebeu a professora do Curso de Direito da Faculdade Luciano Feijão, Vanessa Vasconcelos, que desenvolve atualmente o projeto de pesquisa “Marias Sobralenses”. A professora, acompanhada de alguns acadêmicos do curso de direito, ministrou uma palestra sobre a Lei Maria da Penha.
Nossos alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da história da cearense Maria da Penha e da lei que leva o seu nome. O objetivo desse momento foi alertar os nossos jovens para a identificação de possíveis casos de violência que possam ser enquadrados na Lei Maria da Penha, além disso foram derrubados alguns mitos como “Em briga de marido e mulher ninguém mete a colher” e “Violência doméstica é coisa de pobre e de pessoa sem instrução”.
Nossos agradecimentos à Professora Vanessa e seus alunos pela disponibilidade! Esperamos ter contribuído de forma significativa para a sua pesquisa!



quarta-feira, 27 de maio de 2015

Semeando o sucesso na Lysia Pimentel

Na manhã dessa terça-feira, dia 26 de maio, aconteceu mais uma edição do projeto “Semeando o Sucesso”, que contou com a participação musical dos alunos de flauta doce do curso de Regência, assim também como, a participação dos alunos de outros cursos abrilhantando e enriquecendo ainda mais este evento.
Parabéns a todos!
 



 

Técnicos do Tribunal de Contas do Estado do Ceará realizam formação na Lysia Pimentel


O Tribunal de Contas do Estado do Ceará- TCE/CE apresentou para os alunos do 3º ano da EEEP Lysia Pimentel o Programa Agente de Controle, que visa formar cidadãos para o controle social da aplicação dos recursos públicos. A função de controle externo da administração pública e os métodos usados para exercer esse controle pelo TCE foram detalhados pelos técnicos do tribunal, sendo destacada a responsabilidade que o cidadão comum exerce no processo de fiscalização da aplicação dos tributos, ajudando o TCE a garantir a utilização dos recursos públicos de maneira eficiente, de forma que tragam benefício para toda a polulação cearense. 


 

Curso de Manutenção Automotiva recebe representantes do setor automotivo


O presidente da Sincopeças-CE e Assopeças-CE Ranieri Leitão, acompanhado de alguns representantes do setor automotivo, visitou na tarde da quinta-feira, dia 21 de maio, a EEEP Lysia Pimentel.
O momento teve como objetivo subsidiar os alunos do Curso Técnico de Manutenção Automotiva na identificação dos diferentes setores ligados aos serviços automotivos, reforçando o conceito organizacional do setor em que os aprendizes atuarão.
Já na tarde de sexta-feira, dia 22 de maio, a turma de 1º ano do Curso Técnico em Manutenção Automotiva, foi contemplada com uma palestra com o Senhor Francisco Braga, do setor automotivo. O Sr. Braga aproveitou a oportunidade para fazer um breve relato sobre sua história de vida e ascenção, aproveitou também para reforçar com os nossos alunos a importância de estar qualificado frente a um mercado de trabalho tão exigente.



quinta-feira, 21 de maio de 2015

PROGRAMA CÍRCULOS DE LEITURA CHEGA À GRENDENE POR INTERMÉDIO DA ESCOLA PROFISSIONAL LYSIA PIMENTEL


Com o intuito de proporcionar o crescimento pessoal e profissional de seus estudantes, a EEEP Lysia Pimentel acaba de fazer adesão ao Programa Círculos de Leitura. O programa, que é uma iniciativa do Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial em parceria com o Governo do Estado, já está sendo desenvolvido em cerca de 60 escolas do Estado do Ceará, entre profissionais e regulares, abrangendo um público direto de 5 mil alunos.
O Projeto Círculos de Leitura busca apoiar o jovem no desenvolvimento de sua identidade, cidadania e relacionamento com a comunidade. A leitura e o debate em grupo criam um espaço para adolescentes que querem compartilhar experiências e ampliar o universo de conhecimento através das palavras e do vínculo com o outro.
Sabendo da relevância do Programa na formação profissional dos jovens, a EEEP Lysia Pimentel levou a equipe do Instituo Braudel até um de seus parceiros da iniciativa privada, no caso, a Empresa de Calçados Grendene. A Especialista em Educação Coorporativa, Ana Lívia Pongitori Gifoni, e Analista de Recrutamento, Samanta Paiva, ficaram entusiasmadas com o Programa e com a possibilidade de trabalhar, através dos textos apresentados, valores como ética e responsabilidade social.
A empresa firmou parceria no sentido de estudar a implantação do Programa Círculos de Leitura para contribuir com a formação de seus colaboradores, bem como de financiar o material didático (clássicos da Literatura Brasileira e Estrangeira) do Programa para a Escola Lysia Pimentel e mais cinco escolas. 

 

Curso de Regência participa de oficina de áudio


Os alunos do curso técnico em Regência participaram na quarta-feira (20/05) de uma oficina teórico-prática sobre áudio. A oficina foi ministrada pelo professor Cristian Marques e teve o apoio técnico do professor Bruno Paiva. Este momento proporcionará ao curso um diferencial técnico e ampliará o domínio profissional de cada aluno.

 


quarta-feira, 20 de maio de 2015

Não desvie o olhar, proteja Sobral.


Em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a equipe do CREAS- Centro de Referência Especializada de Assistência Social esteve nessa terça, dia 19 de maio, realizando uma palestra com o objetivo de levar aos nossos jovens esclarecimentos sobre as principais formas de exploração.
Formada por uma psicóloga, uma assistente social e uma pedagoga, a equipe informou aos nossos alunos sobre os sintomas comportamentais apresentados por crianças e adolescentes que sofrem com o abuso e a exploração sexual, facilitando assim a identificação e a denúncia de casos.


Lysia Pimentel participa do 9º Seminário Empreender

Alunos da EEEP Lysia Pimentel Gomes participaram nessa terça-feira, dia 19 de maio, do 9 º Seminário Empreender. Na abertura do Seminário, que contou com palestras e atividades interativas, o jornalista Nazareno Albuquerque, coordenador do evento falou do tema central do debate “ A competitividade” e da importância deste evento para Sobral e para o estado do Ceará.
No período da manhã, no auditório da escola, os alunos tiveram a oportunidade de participar de uma palestra com a economista Profª, Flávia Chagas (Faculdade CDL) que teve como tema “Competitividade para o Sucesso dos Negócios”. Após a palestra, os alunos divididos em equipes, previamente inscritas no Seminário, participaram da Copa Empreender de Futebol Digital.
No turno da tarde, no Centro de Convenções, aconteceu o segundo momento do evento que contou com a presença da Sra. Daniela da Fonseca Costa, Secretária de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de Sobral , que falou sobre o quanto Sobral vem se destacando dentro do cenário nacional.
Nossos parabéns à equipe formada por alunos do 2º ano do Curso Técnico em Logística que venceram a Copa Empreender de Futebol Digital em Sobral e disputarão a final em Fortaleza!


 



segunda-feira, 18 de maio de 2015

Lysia Pimentel faz linda homenagem em comemoração ao dia das mães


A EEEP Lysia Pimentel realizou na manhã do sábado, dia 16 de maio, uma linda homenagem às mães de nossos alunos. A cerimônia contou com apresentações do curso de Regência, depoimento de mães de ex-alunos, concurso de poesia, café da manhã e sorteio de muitos brindes.
Nossos agradecimentos a toda a equipe da escola, núcleo gestor, professores e funcionários que se empenharam para tornar esse momento tão especial e parabéns a todas as mães que fazem parte da comunidade Lysia Pimentel!
 


Curso de Logística em visita à empresa GD7 Distribuidora de Alimentos LTDA.


No dia 14 de maio, alunos do 3º ano do Curso Técnico em Logística da EEEP Lysia Pimentel realizaram uma visita técnica à empresa GD7 Distribuidora, empresa parceira da escola na concessão de estágios. Localizada no bairro Sinhá Sabóia, a empresa colocou à disposição dos alunos seu gerente, Gilmário Pinheiro, e o coordenador logístico, Fábio Melo, que mostraram aos estudantes e a professora do curso Juliana Miranda Linhares, suas instalações e as principais operações logísticas desempenhadas pela mesma.
Fortalecida a parceria, agradecemos a oportunidade de conhecer a empresa e seu total desprendimento em nos receber. Dessa forma, firmamos o compromisso com a aprendizagem de nossos alunos que em breve estarão no mundo do trabalho. 

 
 


quinta-feira, 14 de maio de 2015

Dias das mães na Lysia Pimentel


A EEEP Lysia Pimentel convida a todas as mães de nossos alunos para participar de um delicioso café da manhã em homenagem ao dia das mães. Na ocasião será feito o sorteio de muitos brindes.
Avisamos que os alunos devem devolver até amanhã, sexta-feira, o canhoto anexado ao convite devidamente assinado pelas mães, pois o mesmo será utilizado na hora do sorteio dos brindes.
A sua presença, mãe, é muito importante e tornará esse momento mais especial!


 
 

Curso de Regência faz apresentação no Recital “ Mãe Som e Poesia”


À convite da Escola de Música de Sobral, os professores Cristian Marques e Bruno Paiva tiveram a honra de levar a turma do 2º ano do Curso Técnico em Regência da EEEP Lysia Pimentel para se apresentar pela primeira vez no Theatro São João nesta quarta feira, dia 13 de maio, fazendo parte da programação do recital “Mãe Som e Poesia.
Compuseram o repertório de apresentação as músicas “Eu sei que vou te amar”, de tom Jobim e Vinícius de Moraes, e “No fundo do coração”, com arranjo composto pelo professor Bruno. A plateia, que contou com a ilustre presença de mães e pais dos alunos, professores da Lysia Pimentel, professores do Curso Superior em Educação Musical da Universidade Federal do Ceará (UFC) e comunidade da Escola de Música de Sobral ficou maravilhada com o talento dos nossos alunos.
Nossos parabéns aos professores e alunos pela belíssima apresentação!

 
 

 

EEEP Lysia Pimentel marca presença no aniversário de 1 ano do Projto Sobral Curte Paz


Na noite de ontem, dia 13 de maio, a Diocese de Sobral comemorou 1 ano do Projeto Sobral Curte Paz e a EEEP Lysia Pimentel compareceu com uma expressiva representação, levando nosso apoio ao projeto e contagiando de alegria aos demais presentes.
Foi um momento de reflexão sobre o papel que cada um de nós possui na busca pela paz, lembrando que a escola apoia o projeto desde sua criação e tem desenvolvido ações no sentido de fortalecer valores como ética, espírito de equipe, responsabilidade sócio- ambiental, solidariedade, cidadania participativa e cultura de paz.