sexta-feira, 8 de maio de 2015

EEEP Lysia Pimentel participa de formação para multiplicadores do Programa Círculos de Leitura



Com o intuito de proporcionar o crescimento pessoal e profissional de nossos jovens, a EEEP Lysia Pimentel acaba de fazer adesão ao Programa Círculos de Leitura. O programa, que é uma iniciativa do Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial em parceria com o Governo do Estado, já está sendo desenvolvido em cerca de 60 escolas do Estado do Ceará, entre profissionais e regulares, abrangendo um público direto de 5 mil alunos.
O Projeto Círculos de Leitura busca apoiar o jovem no desenvolvimento de sua identidade, cidadania e relacionamento com a comunidade. A leitura e o debate em grupo criam um espaço para adolescentes que querem compartilhar experiências e ampliar o universo de conhecimento através das palavras e do vínculo com o outro.
A coordenadora pedagógica Sheila Brito e a professora de Língua Portuguesa, Suzerlândia Nogueira, acompanharam dez alunos na formação de multiplicadores do Programa, promovida pela equipe do Instituto Braudel- Norman Gall, Catalina Pagés e Cidinha Lamas, nos dias 04 a 06 de maio no Centro de Educação à Distância. Foram três dias de intenso aprendizado e reflexão através da leitura de clássicos como “Fernão Capelo Gaivota”, “O Pequeno Príncipe”, “O caminho de Homero” e alguns contos escolhidos de autores brasileiros e estrangeiros.

São objetivos do Programa Círculos de Leitura
- Reforçar a formação do caráter de alunos de escolas públicas a partir da identificação com os clássicos da literatura mundial, preparando tais jovens para o convívio em sociedade pautado por valores éticos e morais;
- Formar jovens lideranças capazes de multiplicar seu conhecimento e capacidade de reflexão junto aos colegas e à comunidade;
- Promover o hábito da leitura e desenvolver o gosto pela literatura clássica não apenas como atividade intelectual, mas também como produção cultural e artística;
- Desenvolver competências cognitivas, tais como a análise, interpretação e associação, capacidades indispensáveis à formação de leitores críticos;
- Ampliar o acesso do jovem de baixa renda a recursos culturais dentro e fora de seu bairro, expandindo seu repertório;
- Sistematizar e difundir novas estratégias e recursos educacionais para o aprendizado;
- Apoiar a formação de jovens e adultos que promovam a prática da leitura, reflexão e debate em suas comunidades;
- Apoiar a formação de jovens e adultos que promovam a construção, o acesso e o uso comunitário da biblioteca escolar.


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