segunda-feira, 28 de abril de 2014

Sobral Curte a Paz e a EEEP Lysia Pimentel também

A EEEP Lysia Pimentel parabeniza a turma de 1º ano do Curso Técnico em Fabricação Mecânica e sua professora diretora de turma Austrelinda Fernandes por 100% de adesão ao Projeto “Sobral Curte Paz”.

III Encontro Estadual de Fortalecimento dos Conselhos Escolares

Realizou- se nos dias 24 e 25 de abril, no Centro de Educação à Distância de Sobral, o III Encontro Estadual de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. O Encontro tem por objetivo contribuir para que os participantes reflitam e dialoguem sobre questões pertinentes aos conselhos escolares.
O evento contou com a participação de autoridades e de membros dos conselhos escolares de todo o estado do Ceará. Nossa instituição foi representada pela Profª. Maria Edina Muniz, membro representante de professores. Para finalizar o Encontro, um coral, formado por alunos da EEEP Lysia Pimentel, apresentou aos participantes a versão em inglês da música Asa Branca de Luiz Gonzaga.


Momento de fé



          A semana santa na EEEP Lysia Pimentel foi marcada por um rico momento de fé. Os alunos foram convidados a relembrar os passos de Jesus até o calvário, realizando a Via Sacra em todos os ambiente que compõem a escola. O momento também serviu para ressaltar o verdadeiro sentido da semana santa em nossos jovens estudantes. Agradecemos desde a presença da Profª. Regina Celis Frota que ministrou as orações juntamente com os alunos.







Projeto “Arte, História e Poesia: Conhecimento todo dia”


          Aconteceu, na segunda-feira, dia 14 de abril, no auditório da EEEP Lysia Pimentel, a primeira apresentação referente ao Projeto “Arte, História e Poesia: Conhecimento todo dia”. O projeto é uma idealização dos alunos Cinara, Vandick, Willams e Sabrina, do 2º ano do Curso Técnico em Logística, sob a orientação do Professor de Língua Portuguesa Luiz Carlos. A apresentação misturou poesia, dança, música e teatro em um só espetáculo. Estão abertas as inscrições para os alunos que desejarem participar do elenco das próximas apresentações.

         Parabéns à organização e ao elenco que se destacaram por sua arte e criatividade.







sexta-feira, 25 de abril de 2014

SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO

Educação municipal e estadual no rumo certo. 


        A E.E.E.P. Lysia Pimentel Gomes realizou seu I Seminário de Integração, no dia 25 de abril, com os alunos da Escola Municipal Osmar de Sá Ponte. Na ocasião, foi apresentado aos alunos do 9º ano da rede municipal o modelo educacional das Escolas Profissionais do Estado do Ceará, gerando nesses jovens a certeza de que é possível uma educação pública de qualidade, como a que está sendo construída em Sobral e em todo o Estado do Ceará.
         A parceria entre as diretoras das escolas estadual e municipal, respectivamente Ana Emília Dias Pinheiro e Roberta de César, reflete na prática a integração do projeto educacional que começou no município de Sobral e, hoje, é disseminada no Brasil sob a liderança da professora Izolda Cela. 

 

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Lysia Pimentel realiza seu I Fórum Comunitário

Aconteceu no último sábado, dia 12 de abril, o I Fórum Comunitário da EEEP Lysia Pimentel. O evento contou com a presença de todos os funcionários e professores, além de uma expressiva representação de pais e alunos da escola. Na oportunidade, foram apresentados à comunidade escolar os documentos que regem nossa instituição, tais como PPP – Projeto Político Pedagógico, Regimento Escolar, TESE- Tecnologia Sócio- Empresarial, Plano de Ação e Plano de Gestão.
A comunidade escolar tomou conhecimento das metas e objetivos traçados nos documentos acima citados, e também das responsabilidades de cada ator do processo ensino- aprendizagem. A Diretora Ana Emília aproveitou a oportunidade para divulgar os excelentes resultados alcançados pela escola nas avaliações externas SPAECE e ENEM. O momento foi finalizado com um almoço no refeitório da escola.
Nossos agradecimento a todos que compareceram de forma expontânea, disponibilizando de seu valiosíssimo tempo para fortalecer e respaldar ainda mais nosso trabalho.

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Palestra-Oficina sobre: "Filosofia Clínica aplicada à saúde mental"

Dando continuidade à comemoração da Semana da Saúde, a EEEP Lysia Pimentel realizou nesta quarta, dia 9 de abril, mais um evento. Com o tema: “Filosofia Clínica aplicada à saúde mental”, a palestra-oficina realizada pelos professores das Ciências Humanas teve a participação dos alunos dos 2º anos dos cursos de Manutenção Automotiva, Fabricação Mecânica, Paisagismo e Logística. O momento iniciou com uma explanação feita pelo professor de Sociologia Ricardo Braga, sobre os conceitos de saúde e doença como constructo sociocultural. Seguiu-se, então, com a fala da professora de Geografia Kércia Mariano, que trouxe algumas reflexões acerca das mudanças trazidas pela globalização e como estas tem afetado a saúde mental dos indivíduos. O professor de Filosofia Eltondion Vasconcelos apresentou a proposta da Filosofia Clínica como método psicoterapêutico às questões existenciais do indivíduo. O momento foi encerrado com o “Abraço Grátis”, inspirado no movimento nascido na Austrália, intitulado Free Hugs Campaign” (Campanha dos Abraços Grátis), onde todos os alunos se abraçaram. A ocasião foi de grande importância, uma vez que enfatizou a relevância das Ciências Humanas no currículo escolar do ensino médio, enquanto emancipadoras do indivíduo nas suas múltiplas relações pessoais e sociais.


quarta-feira, 9 de abril de 2014

EEEP Lysia Pimentel garante 49 nootebooks para os alunos do 2º ano com desempenho satisfatório no ENEM 2013

A E.E.E.P. Lysia Pimentel está transbordando de alegria com o resultado alcançado pelos nossos alunos no ENEM 2013. Dos nossos 154 alunos de 2º ano que fizeram o exame, 49 conseguiram atingir ou superar a média 540, com esse resultado todos esses alunos serão contemplados com um notebook. Parabéns a todos os nossos alunos, pais e educadores pelo excelente desempenho.


terça-feira, 8 de abril de 2014

Semana Saúde na Escola na EEEP Lysia Pimentel

 Iniciou-se na manhã desta segunda- feira, dia 07/04, na EEEP Lysia Pimentel, a Semana Saúde na Escola. A abertura da semana contou com a participação do Grupo VERSUS (Vivência e estágio na realidade do Sistema Único de Saúde) que proporcionou aos alunos do 1º ano um momento de atividades de alongamento na quadra, ressaltando a importância de atividades físicas para a saúde do corpo.
Em continuidade a semana da saúde houve um momento onde os alunos do 2º ano puderam avaliar seu IMC (Índice de massa corporal) sob a coordenação da nutricionista da escola, Relgiane Linhares. Na oportunidade, foi discutida com os alunos a necessidade de uma alimentação saudável e alguns cuidados que se deve ter com problemas como desnutrição e obesidade.
Baseada em três eixos: saúde pública, doenças sexualmente transmissíveis e saúde mental, as atividades que ocorrerão durante toda a semana visam contribuir com a transformação de atitudes e hábitos de vida dos alunos através de ações educativas, desenvolvidas de forma interdisciplinar por profissionais da saúde e professores da escola.